OLEO DE CAMBIO AUTOMATICO SE TRANSFORMA EM VERNIZ
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OLEO DE CAMBIO AUTOMATICO SE TRANSFORMA EM VERNIZ

Os fluidos hidráulicos iniciam o processo de degradação química e física ao fim de quatro anos de uso. Neste processo, o oleo ATF libera contaminantes duros e insolúveis, como sujeira, detritos e partículas de desgaste em razão da alta temperatura de trabalho, atrito de fricção. Oxidação pelo ambiente etc. Um destes contaminantes mais grave é o VERNIZ.

A oxidação do óleo, bem como da degradação dos aditivos acelera a degradação do óleo à medida que o fluido esta exposto ao ar, água e altas temperaturas.


O VERNIZ é o mais danoso dos contaminantes, é considerado um contaminante macio e insolúvel e resulta principalmente do calor excessivo e da oxidação do óleo bem como da degradação dos aditivos.




O processo de degradação acelera à medida que o fluido sofre exposição contínua ao ar, água e altas temperaturas.






Danos no sistema resultante de Vernizes produzidos pelo óleo:


FILTRAGEM DO FLUIDO ATF:

Os filtros são desenvolvidos para reter partículas até “1 Mícron” podem não serem retidas por filtração convencional. As partículas de verniz têm menos de 1 mícron de tamanho, Os filtros são desenvolvidos para reter partículas até “1 Mícron” e não são medidas por métodos tradicionais de teste de contagem de partículas ou removidas por filtração convencional.


CONSEQUÊNCIA DO ENVERNIZAMENTO:

O verniz forma nas superfícies um depósito fina de película laranja, marrom ou preta. É um contaminante resistente e duro que reveste as superfícies internas da máquina e congestionam filtros abalando a demanda de óleo e a pressão regulada do sistema em nas diferentes temperaturas de operação. OS VERNIZES tendem a se formar em superfícies mais frias, como paredes de reservatórios, em válvulas e outras peças de trabalho, especialmente quando o equipamento é desligado durante a noite ou nos finais de semana.


Existem métodos de laboratório para identificar o nível de saturação e presença de vernizes no óleo (Centrifugação e Espectrometria - QSA). Em todas as trocas de óleo temos o cuidado de recolher amostras do oleo retirado dos câmbios em tubos de ensaio para analisar e aliado a outros testes, presumir as condições gerais do cambio. Certamente que estes fatores afetam o desempenho, funcionamento e a vida útil da transmissão automática por provocar desgaste em peças moveis, bomba de óleo, rolamentos principalmente nos sistemas CVT onde é comum encontrarmos rolamentos vitais estragados prematuramente e importantes válvulas do sistema de gerenciamento hidráulico,

Com a persistência do uso do óleo após o período da degradação encontramos desgaste em peças moveis bombas, e importantes válvulas do sistema de gerenciamento hidráulico, e rolamentos principalmente nos sistemas CVT onde é comum encontrarmos rolamentos vitais estragados prematuramente quando desmontamos câmbios nestas condições.

As manutenções adequadas de troca de óleo podem alargar muito a vida útil de TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS baixando drasticamente a incidência de reparações por defeito de funcionamento.





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