Agua misturada no óleo do cambio automático.
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TROCA OLEO DO CAMBIO AUTOMATICO - AGUA E ADITIVOS A BASE DE GLICOL




A atenção à contaminação de fluido de arrefecimento no óleo do cambio automático pode evitar custos de reparação importante.

A contaminação de água ou presença contaminantes dos fluidos do sistema de arrefecimento é possivel identificar simplesmente por analise visual do oleo ou em casos especificos de contaminação com Glicol, com reagentes.

Ocorrendo a contaminação por longo período pode trazer consequências bastante danosas e de importante custo de reparação com a desmontagem total do cambio para reparação e troca de peças oxidadas, vedações de borracha inchadas, discos embreagens com escamação ou decomposição do material de fricção como se pode observar nas imagens abaixo.



Descamação do material de revestimento de fricção


Decomposição do revestimento de Fricção por degradação de material de revestimento de fricção em estagio avançado




É possível de se perceber nas imagens que os discos, apesar de pouco uso, apresentam efeitos de descamação, decomposição e desgaste prematuro do material de revestimento de embreagem geralmente ocasionados por contaminantes no fluído.

Existe ainda a possibilidade da ocorrência de danos no mecatrônico em consequência da degradação acelerada do fluído e efeitos de oxidação.





COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO AGUA OU LIQUIDO DE ARRFECIMENTO DO MOTOR COM O OLEO ATF DO CAMBIO ?


- Corrosão nos capilares do trocador de calor de agua de motor x óleo ATF;

- Inundação, quando a agua penetrar pelo respiro de aeração da caixa de cambio;

- Por absorção de umidade.


A contaminação do fluido da transmissão seja pelo aditivos derivados de Etileno Gligol ou água pura é um problema real. Isso porque o revestimento dos discos de embreagens são hidroscópicas, elas absorvem água e chegam a repelir o fluído ATF para fora do revestimento da embreagem para absorver água.


SINTOMAS

Por não fornecer as características de modificação de fricção do Fluído ATF, a contaminação poderá causar:

- Trepidação do conversor de torque ao parar;

- Mudanças de marchas com trancos ou patinação de pequena ou grande intensidade.

- Ruidos de cavitação da bomba de oleo do cambio.

SOLUÇAO

No caso das embreagens ja estejam comprometidas, a única opção técnica é substituí-las.


Em se diagnosticando no inicio da contaminação é possível restaurar o sistema sem desmontagem do cambio com procedimento tecnico próprio. Este procedimento deve ser executado por técnicos experientes, equipamentos e produtos químicos adequados. Ocorrendo qualquer suspeita de contaminação, nos procure 11 38878978 ou watts 11-993388979 e marque um exame gratuito e sem compromisso, assim evitar os efeitos danosos no cambio.


A PRADOMATIC é capaz de identificar os indícios e vestígios de contaminação mesmo que aindq esteja no inicio e difícil de ser identificada.




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