Troca de Óleo do Câmbio Automático, quando devo realmente fazer?

quando devo realmente trocar o Óleo do Câmbio Automático, ?

As concessionárias autorizadas, com raras exceções, passam informações incorretas sobre o momento  da troca de óleo de câmbios automáticos de seus produtos.

 

 

As informações passadas pelos técnicos das concessionárias geralmente são:

 

“Troca de óleo do câmbio automático somente com 100.000 Quilômetros”

“Óleo de câmbio automático não se troca, somente se completa o nível”

“O Fluído ATF LONG LIFE é perene, dispensa troca”

 

 

O conteúdo dos manuais de proprietário e orientações dos consultores técnicos de concessionárias põem muitas dúvidas sobre o momento e a necessidade da troca de óleo de cambio automático. Existe uma falta de conhecimento técnico muito grande sobre este assunto.

 

 

Segundo importantes publicações técnicas sobre lubrificantes, as teorias da grande maioria dos concessionários  não esclarecem quanto aos procedimentos de manutenção dos câmbios automáticos, podendo assim  afetar a longevidade destes câmbios.

 

O MOMENTO MAIS INDICADO DEVE SER  AO COMPLETAR

4 ANOS DE USO DO OLEO. 

Neste momento seu automóvel estará com aproximadamente 60.000 km.  A  relevância principal é o tempo de uso do óleo e não a quilometragem rodada.

 

Para melhor entendimento do assunto, disponibilizamos um blog com todos os fundamentos técnicos da materia. 

 

Os óleos têm um tempo de vida finito, eventualmente degradam e/ou tornam-se contaminados

 

O pacote aditivo dos fluidos de cambio automatico consiste numa gama de vinte ou mais produtos químicos combinados com o material de base. A maioria dos aditivos é sacrificial por natureza, significando que são gastos durante a  vida útil do óleo. À medida que o óleo é utilizado os aditivos esgotam-se e desativam-se e, eventualmente, o óleo desgasta-se e deve ser trocado.

 

A degradação do óleo é  uma teia complexa com muitos processos  que ocorrem simultaneamente. Mesmo o melhor óleo, com o melhor equipamento, operando num ambiente ideal com práticas de manutenção perfeitas acabará por se degradar, desgastar e necessitará ser trocado.