Cambio CVT - ruido e aquecimento do fluido



Alguns modelos de CVT, principalmente nos MITSUBISHI, quando exigidos no limite de troca de marchas por um período de tempo e repetições mais longos sofre aumento de temperatura.

Ao ultrapassar 140ºC o óleo irá envernizar dentre outras alterações físicas e químicas, dentre outras, com alteração na propriedade de lubrificante, congestionamento do filtro por contaminantes com imediata queda de pressão por aeração (presença de ar no fluído). Possibilidade de presença de agua ou aditivos refrigerantes do sistema de arrefecimento co motor.

Com a elevação da temperatura, restrição de demanda de óleo para o sistema ou formação de bolhas de ar ou vapor de agua no fluído poderá gerar a cavitação da bomba de óleo e iniciar um zumbido que acompanha a rotação do motor. Neste caso o sistema de gerenciamento eletrônico irá detectar um erro no sistema e assumir o Programa de Proteção com limitação de uso do carro.

Este "programa de emergencia" irá gerar um sinal luminosode cor Amarelo ou Ambar, parecido com este, no painel de instrumentos informando que o veiculo encontra-se em MODO DE EMERGENCIA. No caso de elevação de temperatura é aconselhável aguardar baixar a temperatura por alguns minutos antes de voltar a empreender viagem. Não precisa se apavorar porque este sinal informa que o carro prosseguirá em segurança embora com limitações propositais para que chegue em casa ou procure serviço em segurança.


Com o aumento da temperatura do oleo e o atrito excessivo por patinação ou dêslisamento do CVT irá acelerar a degradação imediata do óleo.


Caso este evento se confirme, sugiro nos procurar (11 38878978) para a substituição do Fluido CVT e executar uma analise para avliação do estado geral do CVT e possibilidade de contaminação de água considerada no diagnóstico.


A Pradomatic:

Encontrei este texto a seguir, de autoria da Mitsubishi Funs, achei o conteúdo muito interessante e com fundamento Tecnico muito bom.


Basicamente, o problema de aquecimento pode se apresentar de três formas


1- apenas o zumbido no cambio isoladamente;

2- ativação no painel de instrumentos da advertência de mal funcionamento da transmissão automática (sinal luminoso amarelo: SLOW DOWN, TRANSMISSION OVERHEATING ou simplesmente a ativação do ícone indicativo de mal funcionamento de cambio automático no painel);

3- ruído de zumbido + aviso no painel e entrada em modo de segurança, o qual irá limitar o veículo fazendo com que continue em velocidade reduzida por algum tempo, em terceira marcha, até que o fluido resfrie. Neste caso, parar o caro, desligar e religar para rebutar o sistema e retornar a funcionar normalmente até que um novo evento ocorra.

Breve histórico


O Mitsubishi Lancer chegou inicialmente importado do Japão, com um pacote de equipamentos diferenciado e específico para o Brasil (BRAZIL SPEC). Neste, infelizmente houve um erro de avaliação com relação ao controle de temperatura de funcionamento do câmbio.


Vários relatos relacionados ao barulho no CVT começaram a ocorrer já em 2012. Foram inicialmente acionadas as concessionárias, que acabavam encaminhando os casos para a montadora avaliar o problema.


Essas ocorrências começaram a se repetir, o recurso era então abrir uma reclamação formal através do SAC da Mitsubishi. Em alguns casos a montadora decidiu não fazer recall, se restringindo, na ocasião, a instalar o cooler de quatro saídas nos carros que notadamente apresentavam o problema.


No final de 2013, os modelos importados começaram a vir já com o Kit cooler instalado de fábrica. Para alguns, a redução de temperatura que o kit proporcionou já resolveu. Para outros, o problema persistiu.


Com o inicio da montagem do Lancer no Brasil (Catalão/GO) e com o térmico do contrato de parceria entre a Mitsubishi e a Castrol, partiu-se então para o uso de um outro lubrificante e deixaram de lado o CASTROL TRANSMAX CVT passando a utilizar o LUBRAX CVTF J4.


A substituição do sistema de trocador de calor do oleo do CVT ajudou a reduzir as ocorrências dos problemas mas ainda assim, para alguns proprietários que exigem mais do câmbio, o sintoma persistiu.


Alternativas e Upgrade


Já fora do âmbito da montadora, algumas pessoas procuraram outras alternativas para sanar o problema. Uma delas foi o uso de outro óleo, desta vez o MOTUL MULTI CVTF. Com esse óleo, os relatos dão conta que o problema foi atenuado.

Outra solução alternativa recente foi a adoção de um radiador aerado maior ou com com ventilação forçada e acionada por termostato, em substituição ao kit original de fábrica.


Caso tenham interesse, a PRADOMATIC se dispõe para exames, diagnósticos, e aplicar adequações do sistema de troca d calor do oleo além da troca de óleo e filtros.

Tenho razões para acreditar que a troca de filtros poderá irá atenuar o problema em pelo menos 70% caso não haja contaminação com água no fluído uma vez que este sintoma é menos presente nos carros quando novos, visto que esta ocorrência é mais comum nos carros com + de 70 k. Km."


Creditos : Mitsufans - www.mitsufans.com.br

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