Óleo de câmbio automático e os impactos negativos por não trocar a cada 4 anos

A degradação total do lubrificante ocorre geralmente após o final do 4º ano de uso liberando os agentes contaminantes responsáveis pela formação de finas camadas de verniz na superfície do interior do cambio... Confira mais detalhes abaixo.

O Verniz é um problema generalizado nas transmissões automáticas eletrônicas com consequências negativas na vida útil do cambio. Os vernizes aumentam o desgaste dos componentes, reduz o desempenho e conforto do cambio e causa necessidade de dispendiosa manutenção corretiva.

Entenda o mecanismo de formação de verniz e seus impactos nocivos.

O verniz lubrificante é definido como uma fina película igual pintura que se forma ao longo do tempo em todas superfícies do interior do cambio.

É considerado um contaminante resultante predominantemente da degradação dos derivados de petróleo e aditivos também degradados. Os três fatores mais comuns da formação de vernizes são: a oxidação, degradação química e degradação térmica.

Esses filmes envernizados aparecem de vários aspectos: piche preto, micro partículas preto opaco e depósitos de óleo gelatinoso.

A presença de verniz nos sistemas hidráulicos e outros componentes do cambio geram danos como:

- Limitação dos regimes de lubrificação por congestionamento de filtros;

-Aumento do desgaste nas caixas Mecatrônicas;

- Engripamento de eletroválvulas soleníodes;

- Desgaste de bomba de óleo, buchas, rolamentos e engrenagens;

- Elevação da temperatura do óleo.

A camada de verniz age como um isolante, reduzindo o efeito de trocadores de calor e por consequência diminui a eficiência no resfriamento do oleo ATF seja ele de qualquer configuração .

Finalmente, o filme de verniz captura contaminantes rígidos, criando uma superfície abrasiva que acelera o desgaste como lixas. Interrompa este processo antes de uma falha fatal ocorra em seu cambio automatico de alta tecnologia.

Procure a Pradomatic para orientação sobre uma manutenção preventiva técnica eficaz e adequada, não espere seu cambio estragar porque o prejuízo não é pequeno.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Pradomatic Câmbios Automáticos

Desenvolvimento: