A Historia do Cambio Automatico - 80 ANOS
top of page

A Historia do Cambio Automatico - 80 ANOS


Em 2019, o Cambio Automatico, HYDRA-MATIC completa 80 anos graças a dois brasileiros, José Bras Araripe e Fernando Lemos, realmente os inventores deste sistema de transmissão com patente vendida para a General Motors por volta de 1932. Esta informação desconhecida por grande parte dos brasileiros esta documentada em varias fontes, incluindo a (ANI) Associação Nacional dos Inventores e revelada pelo jornalista Fernando Morais quem escreveu a biografia "O Mago" que conta a Historia de Paulo Coelho. O jornalista Fernando Morais foi investigar a historia de José Bras Araripe e Fernando Lemos


Esta tecnologia já havia sido esboçada em 1902 pelos irmãos Sturteant de Boston (USA) com um invento apenas mecânico e que somente funcionava em altas rotações. Outro inventor que avançou nesta idéia foi Alfred Horner que registrou um mecanismo com acionamento pneumático, mas a soluçando também não funcionava tao bem na pratica diferentemente da invenção de nossos compatriotas brasileiros Jose B Araripe e Fernando Lemos os quais desenvolveram uma transmissão hidráulica que dispensava o uso do pé esquerdo, muito semelhante às atuais.


Nos anos 20, nossos inventores mudaram-se para o USA para trabalhar como mecânicos Naval na Loid, uma companhia brasileira instalada no Estados Unidos, onde se dedicaram ao desenvolvimento de seu projeto de Transmissão Automática por mais de uma década. O registro da patente ocorreu somente em 1932 e logo foi comprado pela General Motors que imediatamente introduziu o revolucionário câmbio na sua linha Oldsmobile de 1940 lançada no ano anterior a exatos 80 anos e logo em seguida a Cadillac adotou o sistema na integralidade de seus modelos.


O nome Hydramatic foi adotado graças a seu acionamento hidráulico com troca de marchas, valorada em dez por cento do valor do automóvel, na época setenta dólares. O valor e forma da negociação da patente com a GM tem varias versões, mas o que importa é que o Cambio Automático também é legitimamente uma invenção brasileira.

O termo Hidramático, utilizado somente no Brasil, foi abrasileirado pois o nome Hidra-Matic vinha estampado na parte inferior do cárter de óleo das transmissões automáticas GM


Fonte: Valor Economico 16/02/2019 - Agradecimentos ao amigo Anjelo Megliani.


Homenagem a meu pai Ernandi Prado, o primeiro no brasil a dedicar-se com cambios Automatico (Hidramaticos) em 1949.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page