Conversores de Torque Câmbios Automáticos

Como funciona um conversor de torque?


Em breve exposição irei demonstrar de maneira didatica e simples o funcionamento de um conversor de torque.

Inicialmente, uma analogia entre os dois sistemas que passarei a chamar de direto e indireto. Direto é o sistema de transmissão de torque do virabrequim do motor ao eixo de entrada do câmbio por meio de acoplamento por disco ou discos de embreagem, como é o caso das embreagens simples de um disco, tanto automatizadas ou não, como as atuais embreagens automatizadas nos sistemas DSG "Direct Shift Gearbox " comandadas eletronicamente ainda a nomenclatura adotada por fabricas européias.

Já os conversores de torque fazem a conversão de torque mecânico para torque hidráulico, o que justifica a nomenclatura conversor, onde o torque do motor conectado à carcaça do conversor é transmitido ao eixo de entrada do câmbio por meio movimento de fluído direcionado às paletas da turbina. Este sistema é análogo a uma roda de moinho que submetida a um volume despejado por uma corrente de água. Ligado diretamente ao eixo de entrada que irá transmitir ao câmbio o torque produzido pelo motor, em intensidade modulada pela rotação produzida pelo próprio virabrequim do motor.

O interior de um conversor de torque

Existem quatro componentes dentro da reforçada caixa do conversor de torque:

  • Bomba

  • Turbina

  • Estator

  • Fluido hidráulico

A Pradomatic realiza recondicionamento de conversores de torque para empilhadeiras , máquinas agrícolas, retroescavadeiras e veículos equipados com câmbio automático. Atendemos também oficinas reparadoras, concessionárias autorizadas automotivas e de equipamentos industriais desde 1991 com qualidade de excelência com garantia de um ano. Utilizamos somente peças distribuídas e fabricadas pela Sonnax, a renomada empresa norte-americana de reengenharia de sistemas de transmissão automática, da qual somos distribuidores autorizados para o Brasil e América do Sul.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 Pradomatic Câmbios Automáticos

Desenvolvimento: