Importância de um diagnóstico adequado em transmissão automática

Diagnóstico em transmissão automática adequado

Esta matéria é de grande relevância para o entendimento e compreensão de procedimentos técnicos de diagnóstico adotados pela Pradomatic.

 

 

 

Um diagnóstico adequado se opera a partir da persecução de indícios antes de optar pela desmontagem do sistema.

 

Diagnóstico precipitado

 

Não se deve  formar um diagnóstico simplesmente pelo  que se pode perceber a partir dos sintomas  relatados pelo cliente. Claro que o feeling de um especialista experimentado e com muitos anos de pista irá ajudar a abreviar esse caminho.

O diagnóstico baseia-se na conjugação dos sintomas e efeito, exaurir as possibilidades externas da origem do problema antes de concluir pela desmontagem da caixa de cambio. Pense na situação de ter sua transmissão automática totalmente desmontada diante de um diagnóstico precipitado ou simplesmente baseado num sintoma de patinação, um durante as mudanças de marcha, trancos quando frio etc., e nada encontrar de anormal nas partes internas!

Nesta hipótese, o senhor  dificilmente será notificado da realidade e sem qualquer razão aparente o serviço começa a demorar para concluir, ou pior, começam as trocas de componentes para experiências e busca da origem do problema. Isto desencadeia a insegurança no técnico desinformado que não tomou as precauções do diagnóstico levando-o a  desmontar a transmissão diversas vezes em busca de um possível erro de montagem ou alguma peca com defeito oculto. Mesmo tomando-se todas as precauções, um técnico experimentado pode encontrar dificuldades na solução do problema. Por esta razão nenhuma etapa pode ser suprimida.

 

Causa e efeito

 

O técnico experiente sempre tem em mente a causa e efeito ao iniciar um diagnóstico. Assim sendo, deve após ouvir atentamente às observações e relatos do cliente, investigar  a causa ou as causas, as quais podem guardar relação com performance do motor, sistema de ignição, sistema de alimentação elétrica,  arrefecimento do fluído, controle de tração e ABS, controles e comandos eletrônicos,  atualizações de engenharia de fábrica. Enfim,  tudo importa.

Tomando-se todas as precauções o resultado poderá ser  seguido de longevidade do sistema e segurança no veículo.

 

Solução com desmontagem total para reforma

 

Sem dúvida  pode ser o caminho mais cômodo para a oficina que se propõe a reparar seu câmbio automático trocando todas as pecas internas, assim nem seria preciso encontrar o ovo podre do pacote . Muitas vezes a desmontagem total pode resultar no sucesso simplesmente porque o mecânico trocou ”tudo” inclusive aquela peça que poderia ser substituída sem que fosse necessário a desmontagem total. No entanto o risco de fazer tudo não resolve o problema porque simplesmente o problema não era interno ao câmbio.

 

Este procedimento dificilmente chega ao seu conhecimento, é como cortar a cabeça para eliminar a dor.

 Carros com quilometragem próxima ou acima de 90.000 km 

Alguns câmbios com quilometragem acima de 90.000 km, normalmente com mais de 6 anos de uso e sem manutenção de troca de óleo regular, pressupõe desgaste interno e possível a exigência de desmontagem quando apresentam certas inconsistências de funcionamento, no entanto, em certas condições esta operação pode ser descartada.

 

 

Quando a desmontagem do câmbio é indispensável

 

Nós da Pradomatic, insistimos em investir tempo em diagnóstico antes de decidir pela abertura de um câmbio quando consideramos elementos importantes a serem analisados tais como: relevância dos códigos de avarias armazenadas, distúrbios aparentes na fase do diagnóstico resultante de defeitos esporádicos e finalmente  fluído com aspecto e odor insuspeitável.

 

Nestes casos temos procedimentos a serem tomados com a finalidade  de ajustar o sistema eletrônico  dentro dos requisitos de funcionamento adequados segundo formatação do fabricante além de analisar cuidadosamente os resultados de análise a fim de apurar a origem do defeito em busca de uma solução racional.

 

 

Autoria :

Marcus Vinicius Prado.

Pradomatic – D.C. Prado

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque