Hyundai Veracruz e Santa-fé com estalo quando engata Ré e D

Não é raro recebermos em nossa oficina estes modelos com barulho na caixa de transferência 4x4 e diferencial e em alguns casos extremos o carro nos chega com a carcaça da caixa de transferencia 4x4 quebrada.


A origem: Isto ocorre porque o rolamento cônico do pinhão chega a travar por falta de lubrificação adequada, principalmente nos carros com uso frequente em rodovia.


Quando o rolamento trava, a carcaça é submetida a uma forte torção na região do acoplamento com da carcaça da caixa de transferencia com a c aixa de cambio esta. por não suportar a torção, se rompe junto ao flange do alojamento do rolamento do eixo de transferencia para o eixo cardam ligado ao diferencial traseiro por não suportar a torção,.



Pinhão da Caixa de transferência destruído



O superaquecimento do rolamento do eixo do pinhão provoca engripamento e por consequência a ruptura da carcaça. O óleo lubrificante deve resfriar a pista do rolamento enquanto lubrifica. No entanto, o fluxo de óleo não é suficiente para o resfriamento em velocidade constante e longos percursos, assim torna-se inevitável que ocorra o travamento do rolamento e ruptura da carcaça do diferencial



Rolamento do eixo do pinhão fundido

O baixo fluxo de óleo no habitáculo do rolamento do pinhão provoca superaquecimento deste rolamento a ponto de repelir o óleo lubrificante até ocorrer a fusão dos roletes do rolamento com a pista cônica provocando o colapso com a quebra da carcaça por não suportar o torque.