TROCA DO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO, Quando fazer ?

Qual é o intervalo de tempo para troca de óleo do Câmbio automático?


Geralmente, com mais de quatro anos de uso presume-se a degradação química do óleo. Por varias amostragens coletadas dos carros que executamos serviços, vimos que as condições em que encontramos as partes internas dos câmbios com tempo de uso acima de 4 anos sem troca de óleo apresentavam deformações nas superfícies dos anéis de vedação e aspecto visivelmente degradadas e enrijecidos, com suas dimensões contraídas, deformados, provocando vazamento de pressão hidráulica causando efeitos de descalibração do sistema.



Porque 4 anos de tempo de uso do óleo

O fluído ATF é desenvolvido com uma gama de aditivos com propriedades de preservação dos componentes de borracha, buchas, coeficiente de fricão das embreagens, anti oxidantes, etc . Portanto, estando degradado, deixará de preservar o sistema.


O que acontece se as trocas de óleo não ocorrerem no tempo adequado ?


Haverá a degradação e o envernizamento do fluido, descalibramento do sistema de controle hidráulico podendo ocorrer patinação de embreagens e superfícies de buchas e materiais de metal de deslizamento.

A estratégia das trocas de marchas são calibradas eletronicamente para eficiência e conforto da transmissão automática sustentado pelo sistema hidráulico sob pressão controlada. Portanto, é impressindível a preservação dos materiais vedantes trocando óleo a cada 4 anos.

Nesta imagem é possível ver as manchas de envernizamento e carbonização por patinação de embreagem.


O que acontece quando o sistema hidráulico perde a calibração ?


Poderão ocorrer alguns sintomas tais como: patinação, relutância e tranco nas mudanças de marchas ou inconsistências nas paradas (de lombada) ou partidas .



Quais são as consequências de PATINAÇÃO no cambio automático ?


No caso da patinação, as consequências são mais danosas. Consideramos que, ao patinar, as embreagens geram calor excessivo. A alta temperatura também provoca envernizamento do fluído, desagregação dos aditivos que irão restringir a demanda nos filtros, carbonização da superfície de materiais de fricção e consequente liberação de material sólido carbonizado que irá misturar-se ao fluído tornando o totalmente inadequado e abrasivo. Em consequência o fluído assume aspecto escurecido, podendo ainda causar congestionamento de filtros, engripamento de válvulas eletrônicas da caixa de controle hidráulico.


E se os sintomas já se manifestaram, adianta trocar óleo ?


Quando os sintomas já se manifestaram, dificilmente a troca de fluído irá resolver. No entanto com nosso sistema de aplicação FLUSHING QUIMICO, executado com equipamento próprio, técnicas de procedimentos e produtos químicos comprovadamente eficientes poderão restabelecer condiçnoes adequadas de funcionamento. Este procedimento requer bastante conhecimento do funcionamento transmissão automática para que se consiga avaliar se haverá resultado eficaz.


Em que consiste o tratamento com aplicação de Flushing Quimico?


Consiste em aplicação de produtos químicos importados para dissolver e remover vernizes das superfícies e preparação da transmissão para a troca de 100% do fluído e ainda ao final do procedimento com a adição aditivos revitalizantes de vedantes .



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