TROCA DO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO - Quando fazer ?

Qual é o intervalo de tempo para troca de óleo do Câmbio automático?


Geralmente, com mais dois anos de uso presume-se a degradação química do óleo. Por amostragem, vimos que as condições em que encontramos as partes internas dos câmbios que abrimos com longo tempo de uso acima de 3 anos sem troca de óleo apresentavam deformações na superfície dos anéis de vedação e aspecto visivelmente degradadas, ou seja : enrijecidos, com suas dimensões contraídas, deformados, provocando vazamento de pressão hidráulica e efeitos de descalibramento do sistema.


Porque esse tempo de uso do óleo deve ser limitado ?


O fluído é desenvolvido, além de outras, com uma gama de aditivos com propriedades de preservação dos componentes de borracha,superficies de contato de metal direto, coeficiente de friccnao para as embreagens, anti oxidastes, etc . Portanto, estando degradado, deixará de preservar o sistema.


O que acontece se as trocas de óleo não ocorrerem no tempo adequado ?


Haverá a degradação do fluído, o mesmo ocorrerá com os vedantes do sistema hidráulico, o envernizamento do fluído e superfícies de atrito, e ainda a descalibração do sistema de controle hidráulico e patinação de embreagens.

A estratégia das trocas de marchas são calibradas eletronicamente para eficiência e conforto da transmissão automática e sustentado pelo sistema hidráulico sob pressão controlada. Portanto, é impressindível a preservação dos materiais vedantes trocando óleo a cada 3 anos.



O que acontece quando o sistema hidráulico perde a calibração ?


Poderão ocorrer alguns sintomas tais como: patinação, relutância, tranco nas mudanças de marchas ou inconsistências nas paradas (de lombada) ou partidas .



Quais são as consequências de PATINAÇÃO no cambio automático ?


No caso da patinação, as consequências são mais danosas. Consideramos que, ao patinar, as embreagens geram calor excessivo, envernizamento do fluído, desagregação dos aditivos que irão restringir a demanda nos filtros, carbonização da superfície de fricção e consequente liberação de material sólido carbonizado que irá misturar-se ao fluído tornando o totalmente inadequado e abrasivo. Em consequência assume aspecto escurecido, podendo ainda causar congestionamento de filtros, engripamento de válvulas eletrônicas da caixa de controle hidráulico.


E se os sintomas já se manifestaram, adianta trocar óleo ?


Quando os sintomas já se manifestaram, dificilmente a troca de fluído irá resolver. No entanto com nosso sistema de FLUSHING, executado com exclusivo equipamento próprio, técnicas de procedimentos e produtos químicos comprovadamente eficientes poderão restabelecer condiçnoes adequadas de funcionamento.


Em que consiste o tratamento com flushing?


O tratamento consiste em aplicação de produtos químicos importados, os quais preparam a transmissão para a troca de 100% do fluído e ao final a adição aditivos recuperadores de elastomeros. Desta forma, em alguns casos já conseguimos reestabelecer o funcionamento adequado do cambio.



E finalmente, Como posso me precaver ?


Troque o fluído no limite de cada três anos de uso,


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