Razões técnicas para a troca do Óleo do cambio automático.
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Troca de Óleo câmbio automático pelo sistema da Pradomatic.



Um pouco sobre degradação de fluídos hidráulicos

A formação de verniz e a degradação do óleo ocorrem por vários fatores por influencia do meio. Estas condições impactam negativamente na vida útil do sistema além de afetar as operações de funcionamento adequado e aumentar o desgaste dos componentes do cambio automático.


O verniz lubrificante é definido como uma fina película que se desenvolve ao longo do tempo nas paredes e superfícies internas do sistema exposto à lubrificantes . É considerado como um contaminante, composto predominantemente de degradação de derivados de petróleo e moléculas aditivas também degradadas.


A presença de verniz nos sistemas hidráulicos e de lubrificação causa danos sérios predominantemente nas caixas Mecatrônicas de controle hidráulico, Eletroválvulas, Buchas, superfícies de fricção provocando patinação e aumento de degradação fisica, desgaste em rolamentos e elevação de temperatura. A camada de verniz age como um isolante, reduzindo o efeito de trocadores de calor e da mesma fora reduzindo a habilidade de resfriamento do lubrificante. Além destes, provoca a restrição do fluxo de óleo. Os vernizes podem causar engripamento em eletroválvulas, válvulas de carretel, filtros e congestionamento em pequenos orifícios.


O filme de verniz captura contaminantes rígidos, criando superfície abrasiva que acelera o desgaste. As superfícies lacadas muitas vezes têm características de lixas, quando examinadas com equipamento próprio. As consequências da contaminação por vernizes são preocupantes, pois implicam em elevar as temperaturas de funcionamento e as taxas de desgaste,


Esses filmes envernizados aparecem em grande variedade de cores e consistência, variando de piche preto opaco e depósitos de óleo gelatinoso.


Pelas razões acima, a Pradomatic adotou este sistema de troca de oleo desde 1998 na manutenção preventiva regular e tratamento de transmissões automáticas com utilização acima de três anos de uso.


Este sistema de manutenção consiste no desvio forçado do óleo sujo e contaminado pela própria bomba de óleo do cambio com o motor em movimento.

Desta forma o oleo contaminado é desviado para o reservatório do equipamento Transerve. Após todo fluído contaminado retirado a própria maquina bombeia oleo novo para o interior do cambio, agora livre de qualquer contaminação.


 

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